top of page

Tela Solar, uso, dúvidas e mitos

  • RICARDO BUFFLEBEN
  • 29 de out. de 2017
  • 4 min de leitura

Os argumentos de vendas são muitos em relação as telas solares, os 'MITOS' também, porém a qualidade nem sempre compensa o investimento.

Veja os destaques abaixo e não tenha dúvidas na hora da escolha da tela para a sua casa.

(Thermo Screen Naturals Gray Mermet USA - Tela Solar 5% Cinza)


Raios UV(raios ultra violeta) depois de filtrados pela nossa atmosfera, se tornam extremamente necessários para nossa saúde, porém seu excesso causa problemas de pele, tais como queimaduras, irritabilidades até mesmo o câncer. Este raio em formato ondular entra em nossa residência através das janelas, aberturas, frestas e também pelo efeito reflexivo de um puxador cromado por exemplo, inclusive nos dias nublados(já se perguntou por quê você fica queimado mesmo em dias sem sol na praia?) Essa onda poderosa desbota nossos móveis, tapetes, estofados, inclusive o asfalto!


Ao longo dos anos, após passagens em treinamentos pelas grandes indústrias do seguimento de tecidos, tais como a Döhler, Mermet e Ferrari, caiu por terra alguns argumentos de vendas, e ai vão eles:


- Qualquer material físico capaz de formar uma barreira bloqueia os raios UV, até um jornal, sim, um jornal na janela, totalmente anti estético, porém de certa forma eficiente, o que muda em relação aos tecidos é a capacidade de transmissão interna de calor.


- Os tecidos translúcidos de poliéster que não são telas solares, são capazes de bloquear os raios UV em menor intensidade, claro! mais isso talvez já seja o necessário para sua casa, se seu objetivo for apenas bloquear um leve sol da manhã. Porém não é possível obter os índices técnicos, pois isso não é interessante aos fabricantes, as telas solares são mais caras, logo, geram mais lucro para indústria e para os lojistas.


- Cada tecido possui um percentual de abertura das tramas, ou seja, se alguém diz que um tecido possui uma abertura de 3%, quer dizer que ele protege 97% dos raios UV que entram em sua casa? errado!(normalmente é esta resposta simplória que é dada pelos vendedores) o que determina é o posicionamento dos fios e das tramas do tecido, é só perguntar ao vendedor se o tecido que você está comprando pode ser invertido, se ele disser que sim, corra, o tecido possui grandes chances de se deformar. Tecidos de boa qualidade, que aguentam o peso de uma cortina, não podem ter as tramas invertidas. O ideal é pedir a ficha técnica do produto, as revendas sérias possuem nestas fichas os índices de proteção impresso e certificado pelo fabricante.

(Tecido KoolBlack 5 Mermet USA - Tela Solar 5% Preta em cortina rolô)


- A Fibra de Vidro com PVC não é muito melhor que as telas de poliéster com PVC, tecnicamente o que muda é a estabilidade da cortina, a fibra de vidro trabalha menos com o calor excessivo, já o poliéster pode ter pequenas variações de altura, mas no geral a proteção contra os raios UV é o mesma, a eficiência técnica também é quase a mesma. Telas brancas podem reduzir até 80% do calor externo para dentro do ambiente, e a longo prazo compensarão com a redução de consumo de ar condicionado da sua residência ou comércio. - A maior diferença entre a composição das telas solares é que, a Fibra de Vidro possui anti chamas. Já as telas de poliéster e PVC possuem retardante de chamas, que é bem diferente. Ambas emitem gases voláteis quando expostas ao fogo, então podem sim causar asfixia por inalação de fumaça em caso de incêndio.


- Os tons ideais para redução do calor, são o areia e bege. Se você sai na rua no verão é mais confortável usar camiseta branca ou preta? portanto muito escura detém o calor e muito clara passará muita claridade para dentro do ambiente, tornando quase impossível ver televisão devido ao reflexo.


- Tonalidades mais escuras dão uma visibilidade melhor para o exterior.


- Aberturas de trama 1 e 2, não invertem a visibilidade durante a noite, ou seja, ninguém vai enxergar para dentro de sua sala e são mais eficientes para sacadas que pegam sol a tarde inteira.


- Não há mágicas, as telas solares são tecidos mais caros que os de composição de 100% poliéster, e as melhores marcas dão cinco anos de garantia, por isso desconfie de preços muito baixos.


- Rolôs, romanas e painéis são os produtos ideais para usar tela solar. Como a tela é pesada, em torno de 900g por m2 de produto, peça a sua loja que, produtos com metragem superior a 5m2 tenham um acionamento mais leve, isso encarece um pouco, porém vale a pena, a cortina dura mais tempo e fica mais leve de acionar.


- As telas proporcionam luminosidade, suas lâmpadas não precisarão ficar ligadas durante o dia, e luminosidade não significa que seus móveis estão desbotando. A luz pode entrar, os raios UV que precisam ficar retidos na cortina.

(M. Screen White Mermet - Tela Solar 5% Branca)


- As verdadeiras telas solares possuem bactericidas, podem ser imersas em água e pode ser realizada a limpeza por assepsia a vapor.


Por fim, as telas solares são altamente técnicas, são muito duráveis e podem ser usadas em lugares úmidos. Por isso hoje representa quase 60% das vendas no Brasil.


Se você tiver dúvidas sobre as Telas Solares pode entrar em contato, nunca tenha medo ou objeções quanto a tirar suas dúvidas, afinal você está investindo e busca satisfação.


ricardobuf@gmail.com

Comments


bottom of page