top of page

Cortina Romana - História e Conceitos

  • RICARDO BUFFLEBEN
  • 27 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

O Coliseu em Roma foi idealizado pelo imperador Vespasiano e inaugurado em 79 DC, tinha capacidade de receber 45 mil pessoas, as multidões foram entretidas com espetaculares competições de gladiadores ao ar livre. Para proteger os espectadores do áspero sol italiano, construíram-se toldos que cobriam parcialmente a arena e ofereciam proteção solar.

Os toldos eram elaborados com um sistema de cordas e polias, chamado Velarium. O Velarium era o nome latino dado para este sistema de toldo retrátil no Coliseu Romano. Porém, quando eles não estavam em uso, no recolhimento os tecidos se dobraram sobre si, e eram chamados “sombras romanas”.

E assim foi dado início a inspiração para a produção das cortinas romanas modernas.


(Roman Shade Vertilux)

A cortina romana já desponta como uma das cortinas mais vendidas da indústria, totalizando números significativos aos lojistas e encantando consumidores.

A cortina romana remete a aconchego, o recolhimento de tecido em forma de gomos lembra muito a cortina tradicional, e o acabamento é muito elegante.

Ambientes muito abertos ou com necessidade de aquecimento(no sentido de possuir muitos metais, piso frio...) a cortina romana se encaixa muito bem na decoração.

(Roman Shade Regal Platinum Graber)

Acima uma cortina romana com tecidos nas laterais, desta forma adicionando mais um elemento para decoração do ambiente e remetendo ao aconchego, conforto, cuidado com os detalhes.


(Romana de teto Persol)

A Opção para teto, possui um excelente acabamento e pode ser usada casada com o tecido Tela Solar e desta forma é possível ter um grande ganho térmico em ambientes fechados com vidro. Podem ser motorizadas ou manuais.

Na hora da compra verifique os seguintes cuidados:

  • Se a romana possui acionamento monocomando(Isso evita aquele cordão de acionamento que cresce quando puxamos para erguer a cortina)

  • Se a cortina possui cola, pois a cola amarela com a exposição ao sol

  • Se possui velcro, pois com o tempo ele desgasta e o tecido cai. Independente da espessura do velcro

  • Se possui rebites, pois esse acabamento deixa saliências no topo do tecido

  • Se o cordão de acionamento sai pela frente do tecido, pois se sai pelo lado a tendência é que com o tempo o tecido desfie

  • Garantia. Pelo menos dois anos de garantia em bons produtos.

  • Se o fabricante tem opção monocromática, pois desta forma você não corre o risco de comprar uma cortina escura(se for o caso) e o fabricante entregar com acabamentos brancos

Nunca deixe de questionar o vendedor na hora da compra, você está investindo em sua casa!

Ricardo Buffleben

ricardobuf@gmail.com

Comments


bottom of page