Mofo em cortinas e Persianas
- cortinnaria
- 18 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Primeiro, precisamos entender que o mofo(bolor) é um ser vivo, um fungo propriamente dito. Para este fungo nascer e se alastrar ele precisa de três coisas:
Terra/areia/solo - Matéria orgânica e minerais residuais, e isso nossa casa tem em grande quantidade, mesmo casas fechadas, trazemos conosco resíduos na sola dos sapatos, resto de pele morta, grãos de areia que passam pelas frestas de portas e janelas, e estes resíduos ficam acumulados em locais porosos, dentre estes locais destaca-se atrás das janelas, nos cantinhos e nos tecidos.
Umidade - Não apenas estados e cidades naturalmente úmidos estão mais propensos, mas a umidade vinda do banheiro, calefação, gotículas no vidro quando o ambiente é climatizado, uso de panela de pressão e até respiração em ambientes pequenos umedecem o ar.
Ambientes escuros - Locais fechados, sem incidência direta do sol.

Sabendo que o fungo gosta destes itens acima, já é possível saber o real motivo de algo mofar, a sujeira, sim, se conseguíssemos manter 100% de limpeza em uma cortina ou estofado, com certeza não teríamos mofo e isso é praticamente impossível.
Hoje não existe nenhum produto no mercado que seja capaz de retirar e não deixar rastro de mofos em tecidos, a limpeza(lavagem) consegue minimizar visualmente, mas não acaba com o mofo. Produtos mais agressivos, podem manchar e até deteriorar cortinas mais antigas, inutilizando o produto.
Caso seja necessário, opte pela limpeza sob imersão(usamos Vanish sem alvejante em 3 molhos), jamais use alvejantes, mesmo cortinas com garantia de fabrica, quando detectado o uso destes materiais, a garantia é perdida. Vale salientar que manchas no tecido é bem comum de serem observadas após o uso de limpa vidros e o fabricante consegue saber quando analisa o produtos danificado.
O Ideal sempre é tentar evitar que isso aconteça, um cuidado simples é passar espanador a cada 15 dias, isso já evita que a sujeira fique impregnada no tecido e menos propensa ao mofo.
Fique atento aos sinais, acúmulos de gotículas de água, sujeira nos cantinhos do vidro, já levante a cortina na hora, deixe entrar sol, limpe e deixe secar, apenas após a secagem total, baixe as cortinas, assim você aumentará a durabilidade e evitará que seu investimento fique mofado.

Ninguém está livre do mofo, é mais comum que você imagina, o produto nunca fica 100% após a limpeza, então o ideal é tentar evitar.
Vale salientar que tecidos naturais, tais como linho, algodão e juta por exemplo, tem muito mais chances de mofo repentino, pois a absorção de umidade destes tecidos são mais intensos. Opte por tecidos sintéticos 100% poliéster ou com PVC, são mais duráveis em relação ao mofo. Lembre-se que telas solares possuem as tramas bem abertas, quando estes tecidos mofam, eles ficam com impregnação latente e a limpeza é mais difícil de realizar.
Ricardo Buffleben
Comments