Por trás da mordida da maçã
- RICARDO BUFFLEBEN
- 22 de set. de 2017
- 2 min de leitura
O grande apelo da Apple em seus produtos é o design, é sua marca, sua essência, sempre marcante e minimalista. Essa é a receita de sucesso desde o surgimento e evolução dos Macs.
Por trás deste sucesso está o designer Jonathan Ive, o inglês de 50 anos inovou e revolucionou em seus trabalhos, se tornando ícone do design contemporâneo, inclusive lhe rendendo um lugar no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

(Ive e Steve Jobs)
Ive foi o percursor dos Macs coloridos, além do Iphone, Ipod e Tablets, ainda entra em sua lista todos os componentes da Apple, microfones, fones, gabinetes, câmeras, além de pitacos no design de personagens de games lançados pela empresa de Jobs.

Grandes admiradores, membros do Design Council da Inglaterra e inclusive a concorrência, afirmam que, em detrimento da qualidade de seus trabalhos hoje é necessário que um produto tenha beleza, elegância e inovação, pois sem estas características não é possível ter posicionamento no mercado tecnológico, este ponto é altamente positivo, pois força a indústria, inclusive a chinesa a ter preocupação com a estética, tão enfraquecida no mercado asiático. O conceito de Ive atrai muito conceitualmente, as formas arredondadas podem ser vistas em carros e até nos pés dos consumidores da marca Nike, onde Ive já assinou um modelo.
Jonathan Ive ha 21 anos está na divisão de design da Apple e a cada ano surgem novas tendências e inovações em suas linhas. Em uma declaração bem humorada de Jobs antes de se afastar da Apple ele afirma que está cada vez mais difícil de seus softwares de adaptarem ao talento de Ive.
Ive foi nomeado Profissional do Ano pelo Museu de Design de Londres em 2003 pelo lançamento de seus Macs. Recebeu também o título de Designer Real da Indústria, concedido pela Sociedade Real de Artes. Além disso foi nomeado pela rainha Elizabeth II, comandante da mais excelente Ordem do Império Britânico. Em 2012 Recebeu das mãos novamente da rainha Elizabeth II o título de Sir (cavaleiro, Knight Commander of the British Empire (KBE) na Lista de Honrarias.
Abaixo a lista de obras de arte de Jonathan Ive:
1998 - Computador G3
1999 - iBook com Cinema Display, PowerMac G4 Torre
2000 - Cube G4
2001 - iPod
2002 - iMac G4
2003 - Powerbook de 12" e 17"
2004 - Powerbook G5
2005 - Mac Mini
2007 - iPhone
2008 - MacBook Air
2010 - iPad
2014 - Watch

(Watch, ultima criação de Ive)
Jonathan Ive é um profissional a frente de seu tempo e certamente umas das mentes mais brilhantes do mercado corporativo mundial, Ive ensina que estimular o desejo, que a mensagem sensorial é o mais importante ponto a ser atingido nos consumidores, que é um ponto importante a ser observado, resta a nós compreender e usar este legado como inspiração.
Entre em contato,
ricardobuf@gmail.com
Comments